São Paulo/SP
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), um trabalho de incentivo ao consumo de alimentos da época, os quais estão mais maduros, nutritivos e apresentam um melhor custo beneficio.
Conheça frutas da estação em maio:
Tomate
Alimento muito consumido no Brasil, o tomate possui vários benefícios nutricionais. Além de vitaminas A e C, o tomate contém licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelho-alaranjada de frutas e hortaliças. Estudos mostram sua contribuição na redução de ocorrência de câncer e seu efeito protetor contra radicais livres, sendo um importante antioxidante.
Banana
Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos.
Caqui
O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a maio, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?
Carambola
É uma fruta saborosa e muito utilizada em decorações, por ter o formato de estrela quando é cortada. É rica em vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico em bom funcionamento, e ainda contém antioxidantes que são importantes no combate aos radicais livres.
Limão
É uma fruta cítrica muito utilizada na culinária como temperos, sucos, bolos, mousses, entre outros. É rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal e vitamina C, que ajuda no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
Maçã
A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.
Mamão papaya
É rico em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. As fibras presentes tanto na polpa quanto nas sementes são de grande importância para regulação do funcionamento do intestinal.
Manga
Rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, e carboidratos que fornecem energia, a manga é uma fruta muito apreciada na culinária. Pode ser utilizada em sucos e vitaminas, sem a necessidade do açúcar de adição, pois a quantidade de frutose é bastante significativa, mantendo a fruta com um sabor doce naturalmente.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)